Fala brejeiros! Venho falar dos copos de cerveja. Você acha que pode degustar sua cerveja em qualquer copo, de qualquer jeito? - Não é bem assim que a banda toca meus bons, o famoso “copo sujo”, só serve para os botecos de esquina, que por sua vez, eu confesso que gosto. Não deixo de comprar as cervejas populares, as consumo sem peso algum, elas são feitas para o nosso clima, e afinal, são mais “baratas”, mas esse comentário deixo para um outro post. Vamos explicar aqui sobre os copos e sua função diante as preciosas cervejas. Cada estilo de cerveja tem o seu copo especial, que além da beleza, também foram pensados para potencializar as percepções de sabores e aroma das bebidas. Existe uma infinidade de formatos possíveis para cada estilo, mais vou selecionar os mais perceptíveis no nosso mercado.
PILSNER Chamada de “tulipa” no Brasil, a Pilsner e ideal para tomar cervejas estilo pilsen, só não confunda com as Lager. Sua boca mais larga do que a base, possibilita que a espuma se retenha por mais tempo, fora que direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Dica: a Pilsner tem a boca larga e a Lager tem a boca levemente fechada.
LAGER O ideal copo de chope para cervejas claras e suaves.
CALDERETA O famoso copo “americano”, conhecido por todos por sua versalidade, aos poucos os bares começaram a associar ela as cervejas estilo India pale ale.
PINT Conhecida pelas cervejas do estilo stout inglesas, como a Guinnes.
WEISSBIER Com seus 500ml, é o copo por excelência das cervejas de trigo. Possui um formato alto para que, cada gole, o liquido retorne para rapidamente para o fundo, mantendo em suspensão as partículas de levedura típica desse estilo de cerveja. Famosa pelas cervejas Erdinger.
TULIPA Essa é a original, pode ser usada em todos os estilos. Possibilita a melhor observação da coloração da cerveja graça ao seu corpo bojudo. A boca estreita favorece a retenção da espuma, mas sem que o bebedor ganhe o característico “bigode” de creme.
SNIFTER Popularmente conhecido aqui no Brasil como “copo de conhaque” é usado para cervejas muito alcoólicas e apropriadas para degustação em temperatura de serviço mais elevadas. O segredo é o bojo largo que permite que segure a taça com a mão espalmada, “esquentando” a bebida para que chegue a temperatura ideal que se deseja.
CANECA A minha preferida, tradicionalmente usada para estilos da escola cervejeira alemã, privilegiando o hábito germânico de beber em maiores quantidades.
Observação: Para cada cerveja há a sugestão do seu copo ideal, mas não necessariamente ao modelo sugerido pela cervejaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário